Novo Guinness mostra récordes ambientais
2004-10-22
A nova edição do Guinness Book revela extremos da área ambiental. A maioria dos recordes são negativos. Confira:
— EUA são os reis do lixo e da poluição. 760 quilos de detritos são gerados por cada habitante todos os anos no país, que emite, no mesmo período, seis bilhões de toneladas de dióxido de carbono na atmosfera.
— A Cidade do México tem a pior qualidade do ar, com níveis acima dos toleráveis em todos os quesistos estudados: monóxido de carbono, ozônio, dióxido de enxofre e partículas em suspensão.
— Foi no México também que ocorreu o maior vazamento de óleo da história, em 1979 numa plataforma de Campeche. A mancha atingiu 640 quilômetros quadrados.
— O Brasil fica com o título de maior devastador de florestas, com 22.264 quilômetros quadrados desmatados por ano.
— Mas o país que mais rápido perde sua cobertura de florestas é o pequeno Burundi, no leste africano. Ele tem 9% do seu território desmatado todo ano.
— Dentre os recordes positivos, a Austrália fica com a mais intensa agricultura orgânica do mundo, com 20 mil fazendas espalhadas pelo país. Isso constitui cerca de 10% da sua agricultura.
— A China é a campeã de reflorestamento, com 18 mil quilômetros quadrados por ano (quase metade do estado do Rio de Janeiro).
— A Alemanhã é a lider em reciclagem de papel e papelão, com impressionantes 80% do material reaproveitado todos os anos.(FSP 21/10)