Avaliação da eficiência ambiental de trincheiras para disposição final de resíduos sólidos urbanos operados com recirculação de lixiviado
2004-10-22
Resumo: Procurou-se avaliar a eficiência de um Sistema de Trincheiras em Série com recirculação de lixiviado, para disposição de resíduos sólidos urbanos, implantado no município de Presidente Lucena (RS). Após 725 dias de operação, os dados levantados durante o período de estudo foram analisados estatisticamente. Primeiramente, os dados coletados nos quatro poços de monitoramento, instalados no local, foram analisados pelo teste t de Student, a fim de verificar a eficiência do sistema de impermeabilização adotado. A análise estatística mostrou que o Sistema de Trincheiras implantado não apresentou contaminação significativa durante o período de estudo. Da mesma forma, os dados amostrados nos poços de coleta de lixiviado do Sistema de Trincheiras foram também avaliados estatisticamente, através de Análise de Variância, com o intuito de se verificar a eficiência da técnica de recirculação de lixiviados.
Observou-se que a técnica foi eficiente no tempo de estabilização e redução de DQO, quando o lixiviado foi recirculado com cargas na faixa de 700 a 1200 g de DQO e durante a fase metanogênica instável (entre 100 e 300 dias de aterramento). Finalmente, avaliaou-se, de forma preliminar, a habilidade dos microrganismos presentes no lixiviado em biotransformar chumbo. Esta etapa deu-se através do enriquecimento de culturas de archaea metanogênicas e bactérias redutoras de sulfato, a partir do lixiviado proveniente do sistema implantado em Presidente Lucena. Concluiu-se que o consórcio entre sulfato-redutoras e metanogênicas, enriquecidas a partir de lixiviado gerado na fase de estabilização não foi eficiente para a redução das concentrações de chumbo, nas condições dos ensaios realizados.
Instituição: Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos).
Autor: Ângela Cristina Tillmann.
Contato: (51) 591-1122.