FIMAI/SP apresentará tecnologias ambientais da Suíça
2004-10-21
Treze empresas suíças estarão apresentando tecnologias na área ambiental durante a Feira Internacional de Meio Ambiente Industrial (Fimai), realizada em São Paulo, de 3 a 5 de novembro. Segundo o presidente da Câmara Suíça–Brasileira, Ernesto Moeri, além de colaborar com as empresas associadas, o objetivo da participação da Câmara na VI FIMAI é mostrar a Suíça como marca. — Como um país que oferece muito mais do que relógios e chocolates. Um país que resolve seus problemas ambientais, explica.
Exemplo
A Suíça é considerada um país exemplar na questão ambiental e se destaca entre os países exportadores de tecnologia especializada. Os problemas no controle de processos e emissões do país foram detectados na década de 60, antes da maioria dos outros países. Com a percepção pública anterior, foram criados mecanismos de preservação e despoluição e estabelecidas leis ambientais que são efetivamente fiscalizadas. Nos últimos dez anos, mesmo com a produção crescente no país, não houve aumento no consumo de energia. As empresas associadas da Câmara criaram em março deste ano o Comitê de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável. O projeto tem a participação de grandes empresas como Nestlé, Holcim, Ciba, Novartis, Roche, Zurich, Clariant, entre outras. O objetivo é discutir e articular diretrizes e conceitos de Gestão Ambiental e Sustentabilidade para as empresas, além de apresentar e divulgar estudos de caso de cada uma delas. Além disso, serão discutidas metodologias para elaboração de Relatórios de Sustentabilidade e Indicadores de Ecoeficiência.
As reuniões do Comitê acontecem em média uma vez por mês e em cada uma delas, representantes das empresas ou convidados debatem sobre um determinado tema como biosegurança, efeito estufa, gestão ambiental, P+L, etc. Todas as palestras são divulgadas no site da Câmara Suíça- Brasileira e podem ser consultadas em www.swisscam.com.br.