Amostras passam no teste para transgênicos
2004-10-14
Todas as 34 amostras de produtos incluídos na primeira fiscalização feita pelos Procons para detectar a presença de organismos transgênicos foram aprovadas, após passarem por análises laboratoriais. Nenhuma delas, segundo o exame, tinha elementos transgênicos acima de 0,1% na sua composição. O resultado das análises foi divulgado nesta sexta-feira pela Secretaria de Direito Econômico (SDE) do Ministério da Justiça.
De acordo com a legislação, os produtos de consumo humano ou animal formulados com pelo menos 1% de organismos geneticamente modificados precisam trazer essa informação no rótulo. —Quisemos ser mais rígidos do que determina o decreto de rotulagem para trazer mais segurança ao consumidor e conhecer melhor os limites em que as empresas estão trabalhando—, disse o diretor do Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor (DPDC) da SDE, Ricardo Morishita.
Essa foi a primeira ação coordenada de fiscalização de produtos para detectar a presença de transgênicos. As amostras de produtos como sucos, leites, proteínas e alimentos naturais diversos, feitos à base de soja, foram coletadas em agosto, em nove Estados. (Estadão on line, 13/10).