Suassuna: Soja transgênica ajuda o meio ambiente, pois exige menos agrotóxico
2004-10-07
O relator do projeto da Lei de Biossegurança, senador Ney Suassuna (PMDB-PB), sustentou na defesa de seu substitutivo que a soja transgênica ajuda o meio ambiente, pois exige menos agrotóxico. A soja tradicional recebe até seis aplicações de agrotóxicos, enquanto a transgênica é colhida tendo recebido apenas um herbicida.
— Há muita desinformação sobre esse assunto. Quem é contra os transgênicos se aproveita da desinformação das pessoas para propagar mitos equivocados sobre o assunto, afirmou.
Suassuna informou ainda que os Estados Unidos já plantam 112 variedades transgênicas de cereais e leguminosas e outros produtos alimentícios, enquanto no Brasil só se planta, ainda de forma irregular, uma variedade de soja. Países como o Brasil não podem se dar ao luxo de dispensar os produtos transgênicos, que têm custo menor e ainda reduzem a poluição do meio ambiente por herbicidas, ponderou.
Na falta de uma legislação sobre o assunto, a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) teve de fazer acordos com a Argentina para pesquisar lá uma variedade de mamão resistente a uma doença devastadora da cultura. O mesmo aconteceu com o feijão, que vem sendo pesquisado nos Estados Unidos, em acordo com a Embrapa. Para conseguir mudas de banana resistente a algumas doenças, a empresa teve de se dirigir à América Central.
— Vamos ser realistas. Se o Congresso não aprovar uma lei para os transgênicos, sementes obtidas em outros países vão entrar aqui de forma ilegal e dominar nossas plantações, como vem acontecendo com a soja. É melhor que os pesquisadores brasileiros desenvolvam nossas sementes, atendendo aos interesses nacionais, acrescentou. Suassuna disse ainda que uma organização não-governamental que luta no Brasil contra os transgênicos veio de um país onde esses produtos são pesquisados e plantados. (Com informações do Agência Senado, 06/10)