Para CNBB, projeto de transposição do São Francisco é trabalho muito sério
2004-10-04
O presidente da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), D. Geraldo Majella, afirmou na noite desta quarta-feira (29) que o projeto de transposição das águas do Rio São Francisco, um dos pontos do Programa de Desenvolvimento Sustentável para o Semi-Árido e para a Bacia do São Francisco, se trata de um trabalho muito sério. A declaração foi feita após encontro com os Ministros Ciro Gomes, da Integração Nacional, e Marina Silva, do Meio Ambiente, para debater a questão.
— Nós temíamos realmente que, se não fosse feito um tratamento de choque, pudesse ser tarde demais. Ouvi os ministros com muita atenção e isso me deu a esperança de que se trata de um trabalho muito sério. Nós precisávamos de informação para transmitir àqueles que ouvem a nossa voz e que confiam em nós, afirmou o cardeal.
Segundo Ciro Gomes, a implementação do projeto não enfrenta grandes dificuldades. Para ele, os obstáculos “basicamente permanecem ligados a guetos de egoísmo e a muita gente com motivação política subalterna”. O ministro ressalta, no entanto, que boa parte das críticas estão sendo ouvidas e assimiladas. “Nós estamos ouvindo e incorporando as críticas dessas pessoas ao projeto”.
Em relação ao andamento das negociações, a ministra Marina Silva disse que o projeto aguarda a aprovação do Ibama para ter prosseguimento. “O projeto foi encaminhado ao Ibama pelo Ministério da Integração e está sendo analisado de acordo com os critérios estabelecidos pelo Ministério do Meio Ambiente”, afirmou. (Agência Brasil, 01/10)