Aracruz causa mau cheiro
2004-10-04
A manutenção no equipamento que faz a queima dos gases gerados pela fábrica da Aracruz Celulose, unidade de Guaíba, pode ter sido a causa do mau cheiro sentido pelos moradores da Capital. A Fepam não registrou nenhuma reclamação contra a empresa nesse período. O departamento de Controle da Poluição Industrial da Fepam tem indicadores de que a Aracruz opera dentro das normas do licenciamento.
No primeiro semestre, técnicos do Serviço de Emergência Ambiental atenderam a uma denúncia e comprovaram problema no equipamento de controle. Na ocasião, foi verificada a emissão de fuligem (partículas sólidas), e a empresa foi notificada. O gerente de Qualidade e Meio Ambiente da Aracruz Celulose, Clóvis Zimmer, explica que a empresa possui sistema de tratamento de gases, que coleta de todos os pontos gerados e remete para um incinerador. Este faz a queima dos gases, para não gerar mau cheiro.
—A manutenção no equipamento pode gerar o problema, mas monitoramos as reclamações—, explica, acrescentando que a empresa desenvolve trabalho específico na área de meio ambiente. O diretor-geral da AABB, Myron de Moraes, confirmou que há duas semanas alguns associados sentiram o mau cheiro proveniente da empresa de Guaíba, —mas a situação é eventual—, informa. (CP, 02/10)