Seminário sobre Antártica reúne cientistas brasileiros
2004-10-01
Os principais cientistas brasileiros envolvidos com o continente antártico reúnem-se, até sexta-feira, no 12º Seminário sobre Pesquisa Antártica, realizado no Instituto de Geociências da Universidade de São Paulo, em São Paulo. O Ministério do Meio Ambiente, que financiou a criação de duas redes de pesquisa dentro do Programa Antártico Brasileiro (Proantar), participa do seminário.
A Rede 1 tem como proposta investigar a relação entre as mudanças climáticas na Antártica e as mudanças globais, em especial as conexões com o continente sul-americano. O objetivo é melhorar o conhecimento sobre o papel da Antártica como um dos controladores do meio-ambiente brasileiro. A Rede 2 trata do gerenciamento ambiental da Baía do Almirantado, na Ilha Rei Jorge, onde está a Estação Comandante Ferraz, base brasileira na Antártica. A meta é ter uma avaliação do impacto da atividade humana gerado por cientistas, turistas e pessoal de apoio das estações e operações logísticas atuais e passadas. As informações obtidas servirão de subsídio para ações redutoras de possíveis impactos ambientais na região.
Fazem parte da programação sessões técnicas (com apresentações orais e painéis), oficinas sobre mudanças climáticas e monitoramento ambiental, discussões sobre o Ano Polar Internacional, em 2007, e também sobre o Simpósio de Biologia Antártica, marcado para o ano que vem, em Curitiba. (MMA, 30/09)