Central on-line começa a monitorar poluição em Cubatão/SP
2004-09-29
O presidente da Cetesb, Rubens Lara, colocou em operação ontem, na sede da regional da estatal em Cubatão o sistema mais avançado de controle da poluição industrial em toda a América Latina: uma central de monitoramento on-line que avalia em tempo real as condições de controle das emissões de poluentes das principais unidades industriais da Refinaria Presidente Bernardes-Cubatão (RPBC) e da Cosipa.
Lara também inaugura, no Vale do Rio Mogi, uma nova estação telemétrica que medirá os poluentes existentes no ar da região do Jardim São Marcos, próximo à fábrica da Ultrafertil.
A Central de Monitoramento, construída pela Petrobras e que ficará na sede da regional da Cetesb (Rua Salgado Filho, 353, no Jardim Costa e Silva), será inaugurada às 9h30. A inauguração da estação telemétrica de monitoramento do ar no Vale do Mogi ocorrerá às 10h30. O monitoramento em tempo real será feito na Cosipa (medindo as emissões de material particulado na Unidade de Coqueria).
Na refinaria, o equipamento medirá as emissões de material particulado e monóxido de carbono (CO) da Unidade de Craqueamento Catalítico Fluído; de dióxido de enxofre (SO2) na Unidade de Recuperação de Enxofre e o teor de enxofre total no sistema de queima de gás combustível. (A Tribuna Digital, 28/09)