Bioatividade de Extratos Vegetais e Isolados de Bacillus thuringiensis nos Insetos Urbanos Blatella germanica (L.) e Periplaneta americana (L.) (Blattodea, Blattellidae e Blattidae)
2004-09-28
Resumo: O potencial da ação de extratos vegetais e isolados de Bacillus thuringeinsis (B.t.) foi avaliado em condições de laboratório, sobre as baratas Blatella germanica (L.) e Periplaneta americana (L.). As espécies-alvo foram coletadas na região das Hortências (RS) e mantidas em salas climatizadas. Os extratos vegetais aquosos e alcoólicos (a 10%) de Laurus nobilis, Melia azedarach e Cinamomum canphora foram aplicados em dose crônica durante 7 dias, e avaliados quanto aos seus efeitos de atração, repelência, mortalidade e fagoinibição. Os cinco isolados, B.t. sorovar colmeri, B.t. sorovar yunnanensis, B.t. sorovar huazhangiensis, B.t. sorovar roskildiensis e B.t. sorovar sooncheon foram aplicados em dose aguda de 1.1010 esporos/mL e avaliados quanto a mortalidade 7 dias após os tratamentos.
Na testemunha, os tratamentos foram substituídos pelos solventes dos produtos. Nos bioensaios foram utilizados 10 insetos e foram realizadas 3 repetições no tempo para cada tratamento, sendo a mortalidade corrigida pela fórmula de Abbott. Os dados obtidos foram analisados pelo Teste c2 revelando diferença significativa a 95% de probabilidade, mostrando efeito repelente dos extratos aquosos e etílicos de L. nobilis sobre B. germanica e atrativos para P. americana, porém o extrato aquoso de C. canphora, revelou um efeito atrativo sobre P. americana e para B. germanica esse efeito foi verificado para o extrato etílico de M. azedarach. Para B. germanica, o extrato etílico e aquoso de M. azedarach, revelaram 70% e 63,33% de mortalidade, respectivamente. O extrato aquoso de L. nobilis causou maior índice de fagoinibição sobre B. germanica (84,61%) e P. americana (55,48%). Os extratos etílicos de L. nobilis (55,20%) e aquoso de C. canphora (53,67%), também inibiram a alimentação de B. germanica. Os sorovares B.t. colmeri, B.t. yunnanensis, B.t. huazhangiensis, B.t. roskildiensis e B.t. sooncheon provocaram mortalidade de até 30% no sétimo dia após a aplicação dos tratamentos (6,65%, 14,85%, 15,0%, 16,65% e 30,0%, respectivamente). Os extratos vegetais ativos contra as espécies-alvo desse estudo, bem como a ação das delta-endotoxinas de B.t. sorovar sooncheon e B.t. sorovar roskildiensis , deverão ser considerados como métodos alternativos a serem avaliados de forma integrada para compor o manejo de baratas em áreas urbanas.
Instituição: Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos).
Autor: Marcus Hübner.
Contato: Mestrado em Biologia (51) 591-1122.