Ibama licencia oleoduto no Rio Grande do Sul
2004-09-23
A Transpetro ganhou ontem (22/09) autorização do Ibama para instalar novas linhas de oleoduto no Terminal TEDUT, em Tramandaí (RS). A obra, orçada em US$ 12 milhões, ampliará a capacidade de recebimento de óleo neste terminal que abastece a refinaria Alberto Pasqualine (Refap).
A licença de instalação proíbe a Transpetro de realizar obras entre 15 de dezembro e 15 de março, por corresponder ao período de veraneio no Rio Grande do Sul. O Ibama também exigiu a realização de análise sobre qualidade da água nas proximidades do terminal para detectar a aumento de matéria orgânica e o impacto ambiental gerados pela obra. A pesquisa deverá ocorrer antes, durante e depois da instalação dos dutos.
O empreendedor também terá de apresentar estudo sobre prováveis impactos ambientais e plano de emergência de atuação em caso de rompimento de algum duto. Com base em dados sobre vento, corrente marítima e marés é possível fazer cálculos que ajudem a prever para onde a mancha de óleo pode deslocar-se num eventual acidente. Sem estes estudos, o Ibama não concederá a licença de operação, essencial para que a Transpetro comece a operar as novas linhas de oleoduto. A empresa pediu autorização do Ibama em 15 de junho deste ano. (Ibama, 22/09)