Empresas recebem selo ambiental do Governo
2004-09-22
O governador Germano Rigotto e o secretário do Meio Ambiente, Adilson Troca, entregaram certificados e selos de Compensação Ambiental a 12 empresas e três estatais ontem, no Piratini. Rigotto e Troca disseram que o selo é reconhecimento pelos investimentos das empresas em 21 unidades de conservação administradas pelo RS e municipais, cadastradas no Sistema Estadual de Unidades de Conservação.
Os recursos, cujo somatório chega a R$ 23,6 milhões, foram aplicados em infra-estrutura e aquisição de terras e equipamentos, entre outras iniciativas. O investimento é uma medida compensatória pelo licenciamento ambiental das obras das empresas. Rigotto frisou que o certificado e o selo representam estímulo para que as empresas contribuam com preservação ambiental e garantia de melhor qualidade de vida no RS. De acordo com lei federal, cada empreendimento que gere significativo impacto ao meio ambiente deve destinar 0,5% do valor total para aplicação em unidades de conservação.
Em nome das empresas, o presidente do Conselho de Meio Ambiente da Fiergs, Paulo Müller, assegurou que ações ambientais são afins à atividade industrial, alegando que evitar desperdício e estimular a reciclagem são práticas que reduzem os custos de produção e diminuem a demanda por novos insumos. Entre as empresas que receberam o selo e o certificado estão CEEE, Corsan e Daer. (CP/5)