Programa educativo marca os festejos do Dia da Árvore em Cubatão
2004-09-21
Com quase um terço do seu território tomado pela reserva florestal da Mata Atlântico e buscando recuperar a imagem negativa de lugar mais poluído do mundo que ostentou nas deécadas de 70-80, Cubatão pretende comemorar o Dia da Árvore (amanhã) com um programa educativo de incentivo à conscientização ecológica dos alunos da rede municipal de ensino.
Segundo o secretário municipal de Meio Ambiente, Eduardo Silveira Bello, para valorizar a importância da preservação da flora brasileira, o Núcleo de Educação Ambiental (NEA), órgão ligado à secretaria, realizará a premiação do Concurso de Painéis e Redações em Comemoração ao Dia da Árvore. O evento terá início às 9 horas, no auditório da Câmara.
Tomando como exemplos a árvore-símbolo nacional, o pau-brasil, e a espécie-chave da Mata Atlântica, a palmeira juçara (palmito juçara), o núcleo também pretende divulgar informações sobre estudos de vegetais desconhecidos da maior parte da população brasileira, incluindo espécimes da Mata Atlântica em fase de extinção.
Grande parte dessa vegetação preservada pode ser vista ao longo dos acostamentos da Estrada Velha do Caminho do Mar e das vias Anchieta e Imigrantes. O objetivo da Administração Municipal é abrir o acesso da Estrada Velha por Cubatão durante a primavera. Hoje, a visitação turística a esse trecho da Mata Atlântica só é permitida por São Bernardo do Campo.
Artesanato
Mas, a Baixada Santista é um dos poucos lugares do mundo que apresenta uma vegetação exuberante como a existente nas encostas da Serra do Mar, em Cubatão.
Segundo o secretário de Meio Ambiente, a atual Administração erradicou uma favela inteira (o Sítio do Picapau Amarelo), com perto de 500 famílias (relocados para o Conjunto Mário Covas) com o propósito de preservar a vegetação do Morro do Marzagão.
Por isso, o concurso escolar tem como objetivo promover, de forma criativa e didática, a capacidade de expressão das equipes participantes e levar os estudantes a interagirem com os Ecossistemas da Costa da Mata Atlântica.
A partir de sábado, o NEA também realiza o 2º. Projeto de Oficina de Artesanato com Reuso e Reciclagem — Confecção de Arranjos de Folhagens e Flores com Garrafa Pet. Haverá aulas todos os sábados do próximo mês, das 9 às 12 horas, com turmas de, no máximo, 15 pessoas. As inscrições podem ser feitas pelo telefone 3362-6304. (A Tribuna Digital, 21/09)