Governo estimula cultivo de mamona no semi-árido
2004-09-17
O Ministério da Agricultura realiza estudos para implementar ainda este ano um programa, em conjunto com o Ministério do Desenvolvimento Agrário, com o objetivo de incentivar o cultivo da mamona pelos agricultores familiares do semi-árido nordestino, com a intenção de impulsionar o desenvolvimento econômico e promover a inclusão social na região.
A idéia é utilizar o óleo extraído do vegetal como combustível alternativo não poluente e de baixo custo. A mamona será a primeira planta oleaginosa do Programa Nacional de Biodiesel, a ser lançado em novembro pelo governo federal, que prevê parcela de 2% de biodiesel na mistura com o óleo diesel.
De acordo com Danniela Vasconcelos, técnica do Ministério da Agricultura, o projeto, que conta com parceiros como a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), está em fase de estudo do zoneamento agrícola, para detectar áreas apropriadas ao cultivo e à obtenção de financiamento. (Página Rural, 16/09)