Começa o debate sobre o futuro do Guaíba
2004-09-16
O futuro do Guaíba está em debate desde ontem, quando começou a consulta pública nas cidades que compõem a Bacia sobre o uso do em médio e longo prazos. Foi a primeira das cinco reuniões em que o Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica vai saber da população como ela utiliza as águas.
Hoje, será a vez da cidade de Guaíba revelar o planejamento que tem para usar o recurso. A reunião será na Câmara Municipal. A intenção é poder planejar as ações para garantir a qualidade e a quantidade de água necessárias para atender à demanda. A vice-presidente do comitê, Maria Mercedes Bendati, afirmou que a prioridade é traçar um plano para tornar responsável o uso da Bacia. —A partir do momento que soubermos para que as pessoas utilizam as águas do Guaíba, poderemos estabelecer um projeto racional de aproveitamento da água—. Segundo ela, num primeiro momento, a quantidade de participantes não é o que está sendo levado em conta. O mais importante, disse, é sensibilizar os moradores das 14 cidades que formam a Bacia para a necessidade de se estabelecer padrões. —Precisamos diagnosticar a utilidade com os representantes de cada região—.
No próximo dia 21, tem encontro na AABB, em Ipanema, e, dia 22, será na cidade de Barra do Ribeiro. Já no dia 29, a reunião ocorrerá na Farsul, novamente em Porto Alegre. As consultas públicas são divididas em duas partes. Na primeira, um técnico apresenta o sistema de recursos hídricos, esclarecendo as dúvidas da população. Depois, os participantes preenchem um questionário identificando as necessidades de sua região e os problemas que enfrentam. (CP/26)