Ibama implementa Conselho Consultivo da Lagoa do Peixe
2004-09-16
Hoje (16/09), às 15h, acontece a primeira reunião para a criação do Conselho Consultivo do Parque Nacional da Lagoa do Peixe. O evento ocorre no auditório Matias Velho, em frente à Prefeitura Municipal de Mostardas, e terá a presença da gerente executiva do Ibama-RS, Cecilia Hypolito. O objetivo do encontro é definir a composição do conselho e datas para as próximas reuniões.
A criação de conselhos consultivos está prevista na lei do Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC) e integra uma política do Ministério do Meio Ambiente e do Ibama de manter diálogo com todos os setores da sociedade, onde a população pode debater sobre a unidade de conservação e o seu entorno. O conselho será integrado por representantes da sociedade civil e órgãos públicos, entre eles, representantes dos pecuaristas, pescadores, pesquisadores, universitários, setor hoteleiro, organizações não governamentais, Governos Federal, Estadual e Municipal.
O Ibama gerencia dez unidades de conservação federais no Rio Grande do Sul. Dessas, sete já possuem seus conselhos. O objetivo do instituto é de que, até o ano que vem, todos já estejam implementados.