Publicação mostra que agricultura orgânica é capaz de produzir para todos
2004-09-15
A publicação Engenharia Genética versus Agricultura Orgânica, que está sendo editada no Brasil pelo Instituto Biodinâmico (IBD) comprova que milhões de produtores orgânicos, grandes ou pequenos, ricos ou pobres, demonstram diariamente que esse tipo de agricultura é capaz de produzir alimento suficiente e seguro para todos, sem utilizar OGMs.
A publicação foi editada inicialmente na Europa pela IFOAM e tem por objetivo informar aos diversos segmentos da sociedade os motivos pelos quais o movimento orgânico rejeita a adoção da tecnologia transgênica na agricultura.
Quem se beneficia? Quem necessita? Para onde leva?
Nas palavras de Gunnar Rundgren, presidente da IFOAM, não existem benefícios nem para consumidores nem para produtores - somente para as empresas que os produzem. A engenharia genética é apenas um passo a mais em direção a um beco sem saída que leva a mais degradação do meio ambiente, a maior dependência dos produtores e a maiores riscos para todos. O movimento orgânico rejeita os OGMs em toda agricultura, a partir de uma perspectiva econômica e ética, de uma perspectiva política, de uma perspectiva de risco e simplesmente porque não são necessários. O texto da publicação está disponível para consulta em arquivo PDF:
http://www.ibd.com.br/arquivos/public/engenhariagenetica.pdf.