GT da Qualidade do Ar realiza primeira reunião
2004-09-15
Nivelamento dos conhecimentos técnicos, definição das bases para um plano de ação e debates sobre a implantação do Plano de Controle da Poluição Veicular (PCVP) constituem o objeto inicial do Grupo de Trabalho interinstitucional que iniciou ontem (14/09), na Fepam, os encontros destinados a analisar o impacto das fontes móveis de poluição sobre a qualidade do ar na Região Metropolitana de Porto Alegre e propor soluções.
Foram convidados pela Fepam para integrar o GT a Metroplan, Daer, SMAM e EPTC, bem como a administração da Estação Rodoviária de Porto Alegre. A primeira reunião foi aberta com apresentação da técnica da Fepam Ieda Cordeiro Osório, do Departamento de Qualidade Ambiental (DQA).
Foi na unidade de monitoramento da qualidade do ar localizada nas imediações da Rodoviária que foram registrados índices inadequados do ar em duas oportunidades recentes: 15 e 16 de junho, 6 e 7 de setembro. O indicador responsável foi o que mede a quantidade de Partículas Inaláveis, ou seja, a poeira microscópica que invade o trato respiratório. Os automóveis, caminhões e ônibus são alguns dos responsáveis pela geração de partículas inaláveis que tornaram o IQAr (Índice da Qualidade do Ar) inadequado, sendo o problema agravado, naquelas datas, pela falta de chuvas e de ventos que as dispersassem na atmosfera. A preocupação da Fepam, segundo o diretor-presidente Claudio Dilda, relaciona-se com as previsões meteorológicas de um verão seco. O próximo boletim da Rede Ar do Sul será divulgado por volta das 17 horas de hoje no saite da Fepam (www.fepam.rs.gov.br). Ele segue registrando qualidade do ar Boa em todas as estações de Porto Alegre (Rodoviária, Jardim Botânico e Silva Só), em Canoas (Base Aérea), Sapucaia do Sul (Sesi), Montenegro (Pólo Petroquímico), Caxias do Sul e Santa Maria (estação móvel). (Fepam, 14/09)