Aliciamento e poluição visual na mira do Ministério Público Eleitoral
2004-09-15
O Ministério Público Eleitoral de Uruguaiana ofereceu representação junto à Justiça Eleitoral postulando o cancelamento de 49 títulos eleitorais. Ministério Público e Polícia Federal apuraram fraudulenta inscrição de eleitores em Barra do Quaraí.
Em oportunidade anterior, já havia sido pedido o cancelamento de outros oito títulos pelo mesmo motivo. Investigações realizadas confirmaram informações dando conta da existência de aliciamento de eleitores em Santana do Livramento, os quais não possuem qualquer vínculo com Barra do Quaraí, conforme certidões apostas nos versos dos espelhos alcançados pela Justiça Eleitoral.
O promotor Eleitoral de Uruguaiana, Éderson Luciano Vieira, disse que os responsáveis pelo aliciamento foram identificados e a denúncia do Ministério Público será oferecida nesta terça-feira à Justiça Eleitoral.
Em Taquari, na 56ª Zona Eleitoral, o Ministério Público, através do promotor Eleitoral Ricardo Melo de Souza, propôs, e os partidos políticos e candidatos aceitaram, acordo onde todos se comprometeram a não utilizar postes para campanha. A medida serve como medida de manutenção da salubridade ambiental e visual da cidade, bem como para evitar repetidos conflitos entre militantes. (Ministério Público do Rio Grande do Sul/14/09)