Parceria entre GDF e WWF prevê proteção de áreas ambientais
2004-09-14
Trabalhar na educação ambiental para proteger áreas onde há riscos de degradação. Essa é a proposta de uma parceria feita entre a Secretaria do Meio Ambiente do Distrito Federal e a organização não-governamental WWF-Brasil.
No Dia do Cerrado, ambientalistas e alunos de escolas públicas do DF visitaram a Estação Ecológica de Águas Emendadas, a 50 quilometros de Brasília. Com mais de 10 mil hectares, a área abriga o divisor de águas das bacias dos Rios Paraná e Tocantins. Pouco divulgado, o fenômeno de Águas Emendadas é único na América Latina. Em seis quilômetros nascem dois cursos d’agua que seguem em sentidos opostos.
Soja avança
Os técnicos, ambientalistas e os próprios estudantes constataram que a reserva vem sendo ameaçada. — Nas proximidades há plantações de soja, condomínios residenciais e a cidade de Planaltina, onde a população, hoje em 150 mil pessoas, vem aumentando, afirmou Gadelha Neto, assessor da WWF. Diante da situação, o governo do Distrito Federal quer investir na educação ambiental de moradores da região. Uma das idéias é mostrar aos estudantes o que pode acontecer no meio ambiente com a degradação do cerrado. Também está sendo desenvolvido o projeto Adote uma Nascente, onde um grupo poderá se responsabilizar pelos cuidados de uma nascente de água. (Agência Brasil, 13/09)