Navio pega fogo no Guaíba
2004-09-14
Uma fumaça negra atingiu a orla do Guaíba, a cerca de 500 metros da entrada do Cais do Porto, em Porto Alegre, na manhã de ontem (13/09). Depois de um estrondo, um navio cargueiro com capacidade para 1,5 mil toneladas pegou fogo no canal de navegação do Guaíba, causando pânico em algumas pessoas a bordo. O acidente teria sido causado pelo vazamento de butadieno, derivado do petróleo utilizado na fabricação de borracha.
O acidente com o navio Borthwick, de bandeira panamenha, ocorreu às 10h, quando fiscais da Vigilância Sanitária e da Receita Federal inspecionavam a embarcação. O navio chegava da Argentina para ser carregado com butadieno na empresa Copesul, no Pólo Petroquímico de Triunfo. O fogo durou cerca de 10 minutos e foi controlado pela população.
A assessoria de imprensa da Copesul, informou que o incêndio ocorreu em um dos tanques, que continha resíduos de butadieno. O acidente foi considerado de pequeno porte e a tarde foi liberado para seguir viagem até o Pólo Petroquímico.
Causas serão investigadas
Não é possível prever o impacto exato do acidente caso o navio Borthwick estivesse carregado. Segundo o professor de química da UFRGS, Eduardo Rolim de Oliveira, as condições de confinamento do produto poderiam reter o incêndio e evitar que a explosão atingisse o cais do porto. O delegado da Capitania dos Portos Heitor Bruce garante que as causas serão investigadas. (ZH/32)