ABRE apresenta Programa Brasileiro de Reciclagem
2004-09-13
A Associação Brasileira de Embalagem (ABRE) desenvolveu um programa para promoção da reciclagem em todo o país.
Para a sua Coordenação, o Programa prevê a atuação dos seguintes Conselhos:
Executivo: encarregado da articulação de agentes e coordenação das ações, composto por representantes dos segmentos envolvidos e de organismos governamentais pertinentes ao objeto do Programa.
O conselho executivo será dividido em comissões com funções objetivas que atenderão as exigências do Programa.
Técnico: formado por especialistas dos setores de cada material trabalhando, bem como representantes dos sistemas de limpeza urbana, urbanismo, educação e reciclagem, o qual será encarregado de executar as diretrizes e ações definidas pelo Conselho Executivo. Este, também, será divido em comissões com funções objetivas que atenderão as exigências do programa.
- Funcionamento
O evento inicial do Programa será o Seminário de Planejamento e Instalação do PBR. Uma vez instituído, o Comitê Executivo será escolhido e convocado para um seminário onde serão fixadas as primeiras ações, assim como também serão fixados objetivos e diretrizes para a condução do Programa.
De posse destes instrumentos, o Coordenador e seus auxiliares gestores do programa, convocarão os membros do Conselho Técnico que cuidará da implantação do programa e do trabalho.
- Desenvolvimento
O Coordenador e sua equipe cuidarão da articulação do trabalho das Comissões e às orientarão na busca de suas metas fornecendo o suporte e os eventuais recursos que estas comissões necessitarem.
A cada 6 meses o Conselho Executivo e o Técnico se reunirão para avaliar o andamento dos trabalhos e propor correções ou ampliação das metas fixadas. O objetivo de todos será o crescimento da reciclagem no Brasil e para tanto trabalharão em conjunto articulando e estimulando os agentes do programa no cumprimento de suas metas.
- Comissão de Coleta
O objetivo desta comissão é estudar o quadro atual da coleta de lixo domiciliar no Brasil e propor as linhas mestras para organizar e estimular a coleta seletiva, contemplando nas cidades com mais de 50 mil habitantes com um sistema de gerenciamento integrado de seus resíduos sólidos, incluindo a separação na fonte de triagem dos resíduos reaproveitáveis.
Deverá ser estimulada também a formação de cooperativas de catadores, oferecendo consultoria e apóio técnico para sua instalação.
- Comissão de Comunicação Social
Esta Comissão se incumbirá de difundir nos meios de comunicação as ações do programa, conscientizando todos os agentes da importância da reciclagem e conclamando estes a participarem do Programa e da Reciclagem em si.
É responsabilidade desta comissão a realização de uma campanha nacional de reciclagem na mídia de nossos país para mobilizar a sociedade.
- Comissão da Indústria da Reciclagem
Esta fará o levantamento do que já existe de estrutura instalada e das capacidades industriais para a reciclagem e irá propor medidas para estimular a ampliação da indústria da reciclagem, inclusive a criação de uma legislação específica para a indústria 100% recicladora e a abertura de linhas de crédito para sua instalação.
A íntegra do programa está no site www.abre.org.br.
— O projeto sugere ao Governo e aos municípios o envolvimento dos três agentes responsáveis pela promoção da reciclagem: o Poder Público, a Sociedade Civil e o Setor Produtivo, para a criação de mecanismos capazes de ampliar este processo tornando-se mais abrangente e efetivo, aumentando os elevados índices já computados no Brasil, declara Fábio Mestriner, presidente da ABRE.
Sobre a ABRE
A ABRE é uma entidade sem fins lucrativos, fundada em 1967 com o objetivo de representar os interesses da indústria de embalagem, fomentar as atividades deste setor bem como proporcionar ferramentas e estimular o constante aprimoramento das embalagens brasileiras.
A representatividade da ABRE abrange toda a cadeia produtiva de embalagem, fornecedores de matérias-primas e insumos, agências de design e usuários de embalagem (fabricantes de produtos).
A entidade promove eventos de atualização e formação para a indústria de embalagem, encontros dos Grupos de Trabalho de Normas Técnicas, GPE - Grupo de Profissionais de Embalagem e dos Comitês de Design, Estudos Estratégicos, Exportação e Meio Ambiente onde são discutidos temas pertinentes ao setor.