Candidatos a prefeito são desafiados a assumir compromisso pela proteção da Amazônia
2004-09-13
O Greenpeace lançou na quinta-feira (09/09) uma campanha através da internet para divulgar as posições de candidatos a prefeito de 26 municípios brasileiros em relação à proteção da Floresta Amazônica. Candidatos de todos os partidos foram desafiados a aderir ao programa Cidade Amiga da Amazônia, que incentiva a criação de leis municipais para evitar o consumo de madeira de origem criminosa pela administração pública.
Na quarta-feira (08/09) foram postadas cartas registradas com o mesmo conteúdo e uma pergunta-padrão aos candidatos a prefeito. As respostas dos candidatos serão disponibilizadas no site www.greenpeace.org.br/cidadeamiga/eleicoes2004.php à medida em que forem recebidas pelo Greenpeace. O prazo final para o envio das respostas é dia 30 de setembro. Políticos que não foram contactados pela organização mas desejam participar podem fazer o download da carta no mesmo endereço eletrônico.
— Para muitos eleitores, a questão ambiental pesa na hora de escolher seus representantes. Este tipo de informação pode ajudá-los a tomar a melhor decisão, explica Rebeca Lerer, da campanha da Amazônia do Greenpeace. — Os futuros prefeitos têm a chance de refletir sobre um tema importante como a Amazônia e assumir um compromisso com a preservação deste patrimônio nacional.
Mogno proibido
O programa Cidade Amiga da Amazônia já está em andamento nos municípios paulistas de Piracicaba, Sorocaba, São José dos Campos, Botucatu, Campinas e São Carlos. Ao assinar um termo de compromisso público, estas cidades devem incluir critérios para as licitações públicas que envolvam madeira amazônica. Entre os critérios, estão a proibição do consumo de mogno, uma espécie ameaçada de extinção, a exigência de provas da origem legal e sustentável da madeira, incentivo ao uso de madeira certificada pelo FSC e a redução do desperdício de madeira nas construções civis.
Municípios que receberam a carta
A correspondência registrada foi enviada a todos os candidatos a prefeito dos seguintes municípios: Salvador (BA), Porto Alegre (RS), Curitiba (PR), Campos (RJ), Armação de Búzios (RJ), Belo Horizonte (MG); no Estado de São Paulo: Votuporanga, Ubatuba, São José do Rio Preto, Santos, Santo André, Salto, Salto de Pirapora, Rio Claro, Ribeirão Preto, Presidente Prudente, Porto Feliz, Piedade, Bauru, Boituva, Guarujá, Iperó, Itatiba, Mirassol, Guararema e Ibiúna.
Estas cidades foram escolhidas por se tratarem de pólos moveleiros, centros consumidores de madeira ou por já terem sido abordadas pelo programa Cidade Amiga da Amazônia. A lista de nomes de candidatos foi obtida no site do Tribunal Superior Eleitoral (www.tse.gov.br) e os endereços de correspondência por meio de consultas telefônicas aos cartórios eleitorais de cada município.