Câmara participa de manifestação a favor do Cerrado
2004-09-09
A Rede Cerrado, integrada por diversas entidades sócio-ambientais, promoverá manifestação intitulada O Grito do Cerrado na Esplanada dos Ministérios, nas próximas quinta (09) e sexta-feiras (10). No sábado (11), comemora-se o Dia Nacional do Cerrado.
O evento prevê a realização de mesa-redonda na Câmara dos Deputados, no auditório Freitas Nobre, para debater as Propostas de Emenda à Constituição (PECs) 115/95 e 150/95, que elevam o Cerrado e a Caatinga à categoria de patrimônio nacional.
O debate será na quinta-feira, às 10 horas.
Exposições
Na sexta-feira, também às 10 horas, será aberta na Câmara a exposição Ciência na Praça, que reúne pesquisas técnico-científicas sobre a flora, fauna, ecologia e conservação do Cerrado. A mostra, elaborada pela Universidade de Brasília e pela Embrapa, será instalada no corredor de acesso ao auditório do anexo IV da Casa.
Ainda na sexta-feira, entre 8 e 18 horas, a exposição Cerrado da Trijunção, com aquarelas de Robin MacGregor, estará em exibição no corredor de acesso ao Plenário Ulysses Guimarães.
Cerrado em perigo
As pesquisas denunciam a devastação de pelo menos 53% do bioma (conjunto de seres vivos de uma área) Cerrado, que abrange quase 2 milhões de km² (22% do território brasileiro). Se persistirem os atuais índices de degradação, a região deixará de existir em apenas 30 anos.
Considerado o berço das águas, o Cerrado é a mais rica savana do mundo e abriga córregos e rios formadores das principais bacias hidrográficas da América do Sul. Dos 12 rios que mais correm perigo no mundo, três recebem águas desse bioma: Tocantins, Amazonas e Prata.
Comissão do São Francisco terá prazo maior para atuar
O presidente da Câmara, João Paulo Cunha, assinou na sexta-feira (03) a prorrogação, por mais 20 sessões, do prazo de funcionamento da Comissão Especial do Rio São Francisco.
Instalada em maio deste ano, a Comissão que avalia a Proposta de Emenda à Constituição 524/02 teria que concluir seus trabalhos em 40 sessões - prazo que se encerrou em agosto.
A proposta cria o Fundo para Revitalização Hidroambiental da Bacia do São Francisco e tem como objetivo assegurar o abastecimento, a preservação dos recursos hídricos e o desenvolvimento sustentável da bacia do Rio.
De autoria do Senado Federal, a PEC está sendo relatada na Comissão Especial pelo deputado Fernando Ferro (PT-PE). A Comissão já aprovou a realização de audiências públicas com ministros e autoridades do setor, para debates que devem ocorrer neste segundo semestre.