Furacão Ivan mata dez e devasta ilhas no Caribe
2004-09-09
Pelo menos dez pessoas morreram em decorrência da passagem do furacão Ivan por ilhas do sudeste do Caribe. Nove das mortes ocorreram em um único país, Granada. Lá, chegaram a ser registrados ventos de 225 km/h, que derrubaram casas e linhas de energia. Em entrevista à BBC, o primeiro-ministro de Granada, Keith Mitchell, disse que 90% da ilha caribenha foi devastada. O próprio premiê disse ter escapado por um triz, pois saiu de sua casa pouco antes de ela ter sido completamente destruída. Uma pessoa também morreu em Trinidad e Tobago, e danos materiais significativos foram registrados em Barbados.
Flórida
O furacão Ivan, a quarta grande tempestade a atingir a região do Caribe neste ano, continua se deslocando em direção à Jamaica. Ainda não se sabe ao certo se a tempestade irá chegar ao Estado da Flórida, que ainda está se recuperando dos efeitos do furacão Frances. Estimativas de meteorologistas indicam que, caso isso aconteça, o estado americano poderá ser atingido neste fim de semana ou no início da semana que vem.
O presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, esteve nesta quarta-feira na Flórida, verificando os estragos causados pelo Frances. O furacão causou pelo menos 15 mortes no Estado americano, de acordo com o governo da Flórida.(BBC 09/09)