Fepam promoverá reunião para debater qualidade do ar em Porto Alegre
2004-09-09
O diretor-presidente da Fepam, Claudio Dilda, informou na tarde de hoje que o órgão ambiental está convidando a Metroplan, EPTC, SMAM e administração da Estação Rodoviária de Porto Alegre para uma reunião na próxima sexta-feira (10/09), às 8h30min, para debater questões relacionadas à qualidade do ar na Região Metropolitana.
Segundo Dilda, é preocupante o fato de que entre domingo e terça-feira o ar foi considerado Inadequado segundo a estação mantida pela Fepam no Largo Edgar Koetz, junto à Rodoviária. Hoje (quarta-feira) o IQAr - Índice da Qualidade do Ar - foi de 83, ou seja, Regular, segundo boletim divulgado pelo Ar do Sul – Rede Automática de Monitoramento da Qualidade do Ar. De acordo com os parâmetros adotados, um IQAr de zero a 50 indica qualidade Boa; de 51 a 100, Regular; de 101 a 200, Inadequada; de 201 a 300, Má; de 301 a 400, Péssima, e mais de 401, Crítica.
POLUIÇÃO VEICULAR
- O indicador que mede as Partículas Inaláveis (poeira microscópica que invade o trato respiratório) foi o responsável pela classificação, repetindo episódio dos dias 15 e 16 de junho, no mesmo local. Segundo a Fepam, vento e chuva ajudam a dispersar os poluentes, mas eles continuam sendo gerados e as fontes móveis – veículos automotores – estão entre as principais causadoras. Debater a implantação do Programa de Controle da Poluição Veicular (PCVPV) é uma das propostas que a Fepam leva para a reunião da próxima sexta-feira. (Fepam, 08/09)