Deputado confere mau cheiro de Estação de Tratamento de Esgotos em Rio Grande
2004-09-03
O deputado Janir Branco (PMDB) esteve na sede da Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) em reunião com o seu presidente, Vitor Bertini, sobre problemas ocorridos na Estação de Tratamento de Esgotos Navegantes, localizada no município de Rio Grande.
Os problemas ocorridos são relacionamentos ao mau cheiro que a unidade exala em alguns dias. O presidente reconheceu o problema que vem ocorrendo, prejudicando principalmente moradores do bairro Parque Marinha, localizado ao lado da Estação de Tratamento, mas apontou ao deputado as medidas que estão sendo adotadas pela Corsan na tentativa de solução ao problema.
Segundo Bertini, está sendo aplicado um tratamento químico adicional de emergência para combater o mau cheiro, mas a solução a médio prazo seria com a implantação de micro-organismos, que já forma aplicados na estação, mas ainda estariam em seu período de maturação.
O presidente também já entrou em contato com o Instituto de Pesquisas Hidráulicas (IPH) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) para elaboração de um diagnóstico seguro dos problemas ocorridos e a curto prazo está sendo estudada a diminuição da vazão da unidade, além da ampliação da Estação, numa obra de mais de R$ 1,5 milhão, o que inibiria o problema.
O parlamentar ressaltou o empenho da Corsan na solução deste caso e a parceria que está sendo construída com o Ministério Público, a Secretaria do Meio Ambiente e a Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) para, junto com a comunidade, traçar um plano de ação a curto e médio prazo na Estação. — Além de uma reunião com todas as partes envolvidas neste processo, estamos trabalhando junto a Corsan e o Ministério Público para a assinatura de termo de ajustamento onde a Companhia se compromete com a ampliação da Estação e o Ministério Público avalia algumas medidas emergenciais propostas pelo órgão, finalizou Janir Branco, otimista em relação a rápida solução da questão.