Sistema de saneamento tido como ideal é mostrado na Expointer
2004-09-03
O sistema ideal de tratamento de esgotos domésticos no meio rural está sendo demonstrado no espaço Caminhos da Integração, na quadra 37 do Parque de Exposições Assis Brasil. No local, organizado pela Emater/RS-Ascar, Fundação Estadual de Pesquisa Agropecuária (Fepagro) e Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) foram instalados fossa séptica, filtro biológico e sumidouro, com o objetivo de demonstrar na prática, tanto aos agricultores como aos moradores das cidades, a importância da destinação correta da água e dos dejetos residenciais.
Normalmente, este sistema é construído debaixo da terra, no entanto, no Caminhos da Integração ele está sendo demonstrado sobre o solo para que as pessoas possam visualizar a forma correta de instalação do sistema de tratamento de esgotos domésticos, reproduzido de acordo com as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).
Segundo a extensionista da Emater/RS-Ascar, Magda Limberger Tonial, na construção do sistema deve ser observada a localização ideal de instalação, o tipo de solo e a distância do lençol freático. A extensionista ressalta a importância de ser utilizado o sistema completo pois a fossa séptica elimina em torno de 60% da matéria orgânica, enquanto que o sistema com utilização de filtro biológico chega a uma redução de 85%. — A maioria das residências possuem somente fossa séptica e isto pode ocasionar riscos de contaminação do solo e dos mananciais de água que são utilizados para consumo humano, destaca Magda. Além dos visitantes poderem conferir o tratamento dos esgotos domésticos e receberem orientações na Expointer, os agricultores podem solicitar o apoio dos extensionistas em um dos 482 municípios do Estado onde existem escritórios da Emater/RS-Ascar. (Emater, 02/09)