Cubatão/SP quer gás da Bacia de Santos
2004-09-01
Cubatão poderá processar todo o gás natural a ser produzido pela Bacia de Santos, a partir de 2009, desde que a Petrobras invista mais 100 milhões de dólares na construção de uma segunda unidade desse porte, na Refinaria Presidente Bernardes-Cubatão. A refinaria já possui uma unidade, onde processa o gás proveniente do Poço de Merluza. E o investimento não é elevado, se comparado com o que a Petrobras pretende investir na exploração do potencial da Bacia de Santos: US$ 3 bilhões.
Com a construção dessa segunda unidade de processamento de gás e de todo um sistema de dutos, serão gerados cerca de 5 mil empregos (500 por ano) nos dez anos que se seguirem ao empreendimento. E, principalmente, mais impostos e royalties para o Município.
De olho nesse potencial, o prefeito Clermont Castor iniciou um movimento de mobilização política no Governo Federal para convencer a Petrobras a construir essa unidade na Cidade. Uma comissão, formada por Carlos de Freitas, assessor de Ação Governamental (Agove) da Prefeitura; Warley Carvalho, gerente de Obras Particulares da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Seurb); e José Gomes Lage, funcionário da Agove, manteve contatos com o gerente-geral da RPBC, João Adolfo Oderich, para oficializar a reivindicação. (A Tribuna Digital, 31/08)