Evento consagra produtividade e consumo de orgânicos no Brasil
2004-09-01
De 8 a 10 de setembro o Hotel Glória, no Rio de Janeiro sedia a versão latino-americana da Biofach, maior evento de produtos orgânicos da Europa cuja versão original acontece todo ano em Nuremberg, na Alemanha. Nesta edição brasileira, a Biofach deve movimentar mais de R$ 8 milhões, registrando um crescimento de quase 100% em relação ao ano anterior. A intenção de aportar no hemisfério sul e o sucesso da última feira levou os organizadores a repetir a realização novamente no Brasil.
O país já é referência e exemplo de êxito, porque influencia o procedimento no continente latino-americano onde os produtores de orgânicos mostram que é possível um ganho de escala sem o uso de pesticida. Os produtores brasileiros têm comemorado o aumento de vendas externas e de consumo interno em ritmo de 25% ao ano. A realização da Biofach, em 2003, as perspectivas da atual edição e o posicionamento do País, como um grande celeiro de orgânicos fez do Brasil o tema da próxima BioFach de Nuremberg em 2005.
— Alcançamos o nível de excelência dos melhores produtores de orgânicos do mundo com os nossos grãos como a soja, o café e o açúcar. O Brasil é de longe o maior consumidor de orgânicos do Mercosul, o maior fornecedor para o mercado europeu e apostamos na ampliação dos canais de vendas diretas aos consumidores para popularizarmos e baratearmos o consumo interno de orgânicos, conta Maria Beatriz Martins Costa, diretora do Planeta Orgânico e responsável pela realização da BioFach América Latina.