Impacto da aplicação de técnicas de Produção Limpa: Caso Pigozzi
2004-09-01
Resumo: Nas últimas décadas, principalmente no período pós Conferência Rio-92,
têm aumentado a pressão internacional pela preservação dos eco-sistemas. Outros fatores como uma legislação ambiental rígida e a preocupação cada vez maior dos consumidores com a qualidade ambiental dos produtos, tem levado as empresas a repensarem suas estratégias de produção.
As estratégias de produção são, portanto, impulsionadas a se posicionarem de uma forma mais holística, considerando as extensões, como ressalta Fensterseifer (1996), a juzante e a montante da manufatura, propriamente dita. O sentimento de ecologicamente correto firma-se, por conseguinte, em toda cadeia produtiva. Desta forma, as técnicas de produção limpa tornam-se ferramentas importantes a serem consideradas a nível estratégico produtivo.
A ênfase, da produção limpa, em não geração de resíduos ao invés de tratamento do resíduo, que é técnica end of pipe (fim-de-tubo), podem significar bons ganhos a organização. Na prática, inúmeras dificuldades se apresentam ao se implementar produção limpa. Este trabalho visa mostrar os efeitos resultantes da aplicação da referida tecnologia, no sentido de redução de custos e riscos, tanto na empresa quanto ao meio ambiente. Caracterizando, que a nova visão proveniente da produção limpa, indica caminhos, antes não pensados por falta do enfoque ambiental.
Instituição: Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).
Autor: Roberto Birch Gonçalves.
contato: pdias@adm.ufrgs.br.