Ibama apreende Jacarandá ilegal no Pará
2004-08-31
Cerca de 25 toras de jacarandá foram trazidas ao pátio do Ibama Santarém em um caminhão do tipo baú no último domingo (26). A madeira estava sendo retirada do fundo do Lago Papucu, na Área de Proteção Ambiental (APA) – do bairro Mapiri, em Santarém (PA). A equipe de fiscais do Ibama chegou ao local depois de uma denúncia telefônica. No lago, homens retiravam as toras, jogadas por uma embarcação, e as depositavam no caminhão para serem transportadas.
O motorista do caminhão, que já compareceu ao Ibama, recebeu orientações sobre a lei de crimes ambientais (9.605/98) e deve responder a processo e pagar multa de R$ 2.500,00. Outra equipe de fiscais já está levantando o nome do suposto dono da carga para que ele também responda pelo crime contra a flora.
O jacarandá é uma madeira nobre, utilizada na Europa principalmente na confecção de instrumentos musicais e móveis finos. Em abril deste ano, o Ibama apreendeu cerca de 60 toras dessa madeira que estavam sendo exploradas de forma irregular na região do lago Grande do Curuai. (Amazônia.org, 30/08)