Escritórios regionais investigam danos ambientais no rio Paraná
2004-08-27
Os escritórios regionais do IBAMA de Presidente Epitácio e Assis em São Paulo, o de Londrina no Paraná e o e Mato Grosso do Sul, realizam hoje e amanhã ação conjunta a fim de constatar possíveis danos ambientais que estariam ocorrendo na calha do rio Paraná , próximo à barragem da Usina Hidrelétrica da CESP Eng. Sergio Motta, em Porto Primavera no município de Rosana/SP.
A informação de que estaria havendo alteração significativa na dinâmica fluvial naquela região surgiu a partir de denúncia encaminhada à Coordenação-Geral de Licenciamento Ambiental em Brasília. Uma equipe multidisciplinar composta por analistas ambientais especializados em assuntos dessa natureza e agentes de fiscalização visitarão a região para fazer diagnóstico e definir medidas corretivas para cessar o dano. A equipe utilizará equipamentos e embarcações do escritório regional de Londrina/PR.
Segundo o analista ambiental do IBAMA, Mauro Zurita Fernandes, que responde temporariamente pelo escritório regional do IBAMA em Presidente Epitácio/SP, a ação conjunta mostra a importância desse segmento dentro da instituição e que os projetos de descentralização e fortalecimento dessas unidades, já em andamento, necessitam ser intensificadas. (Agência Brasil, 26/08)