Vazamento em indústria de celulose causa impacto ambiental no Chile
2004-08-27
O diretor do Centro de Ciências Ambientais da Universidade de Concepción (Eula), Óscar Parra, afirmou que os 20 mil litros de trementina que vazaram da planta Celuosa Arauco e Constitución, segunda (23/08) pela manhã, ocasionaram impactos ambientais na flora e na fauna no litoral do golfo de Arauco, no Chile. O acidente aconteceu por volta das 10 horas e foi atribuído, segundo a companhia, à uma interrupação interna de energia que resultou no vazamento de um tanque que continha a substância. A nuvem tóxica causou a intoxicação de 27 estudantes e três adultos - entre eles uma mulher grávida - na localidade de Lota, na Oitava Região do Chile. As vítimas foram levadas ao Centro de Assitência à População de Lota - município de 49 mil habitantes a 28 quilômetros do local do vazamento - onde chegaram com fortes dores de cabeça, irritação de olhos, náuseas, vômitos e problemas respiratórios. Os gases também foram sentidos em Coronel, San Pedro de la Paz e Concepción.
Histórico
A secretária da Saúde do Biobío, Cecilia Villavicencio, informou que o Serviço de Saúde de Arauco determinou quarta-feira (25/08) uma resolução proibindo a extração de mariscos, algas e peixes no raio de uma milha marinha, onde se localiza a planta de celulose. Na última década, três ocorrências de vazamento de trementina foram registrados na Oitava Região do Chile. No dia 20 de outubro de 2000, no município de Santa Juana, uma válvula de escape que não suportou a pressão de 25 toneladas de trementina provocou o derramamento de 500 litros do produto. O acidente ocasionou a intoxicação de 18 moradores das imediações da Rota da Madeira, entre as localidades de Santa Juana e Nacimiento. O primeiro acidente aconteceu em Concepción, no dia 15 de outubro de 1994, quando mais de 440 pessoas tiveram que ser evacuadas e 120 atendidas no Hospital Regional das Clínicas, por conta da intoxicação em massa causada pelos vapores de sulfato de trementina, no setor Palomares.
Perigos da trementina
A trementina é uma resina semi-líquida, inflamável, de sabor picante - conhecida como aguarrás vegetal - extraída do pinus e que é usada para fabricar vernizes e dissolver corpos gordurosos, além de ser utilizada na fabricação de perfumes. A inalação dessa substância pode resultar sérios prejuízos à saúde. Entre os efeitos mais graves estão danos aos rins, bexiga, sistema nervoso central, sangue, além de provocar hemorragias pulmonares. Sua ingestão é ainda mais grave. (SBS 25/08)