Programa de cooperação multilateral entre AL e Caribe é assinado
2004-08-27
A Rede de Governos Regionais para o Desenvolvimento Sustentável assina nesta sexta (27/08) Protocolo de Intenções com o Escritório Regional para a América Latina e Caribe do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente - Pnuma, visando um Programa de Cooperação Multilateral. A assinatura acontece em Recife abrindo a II Conferência América Latina e Caribe da Rede que traz participantes do México, Cuba e Argentina e secretários de Meio Ambiente chamados a reunião da Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Meio Ambiente - Abema.
O Programa de Cooperação incluirá trabalhos conjuntos no estabelecimento de diagnósticos ambientais e estratégias regionais de desenvolvimento sustentável, estruturação de Agendas 21 locais, impulsão de projetos com comunidades que baseiam sua economia no entorno natural (a exemplo do ecoturismo na Mata Atlântica), implantação de sistemas de gestão ambiental nas pequenas e médias empresas, promoção de tecnologias de produção e consumo sustentáveis, luta contra as mudanças climáticas e ampliação do uso de energias renováveis pelos governos da Rede.
A programação da Conferência no dia 27 apresenta as experiências sustentáveis do México, São Paulo, Goiás, Bahia, Mato Grosso do Sul, Paraná, Ceará, Cuba (Havana), Rio Grande do Sul e Mato Grosso. Dia 28, apresentam-se Paraíba, Argentina (região do Chaco), México (Queretaro), Pernambuco e Ceará. A Rede congrega instâncias de governo logo abaixo do Estado Nacional representado nas Nações Unidas (no caso brasileiro, as unidades da federação) e tem por objetivo atuar como porta-voz e representantes destes governos em nível global. Atualmente, a Rede é constituída por membros das cinco regiões das Nações Unidas e por um sub-comitê geográfico para a América Latina e o Caribe. Este sub-comitê reuniu-se pela primeira vez em Toluca, no México, em outubro do ano passado.