Secretários de Ciência assinam convênio com Finep
2004-08-27
O secretário de Ciência e Tecnologia da Bahia, Rafael Lucchesi, em nome do Fórum Nacional de Secretários de Ciência e Tecnologia, anunciou a assinatura hoje de convênio de pesquisa e desenvolvimento entre a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), agência de fomento do Ministério da Ciência e Tecnologia, e 21 estados produtores de biodiesel.
Também deve ser firmado hoje acordo de cooperação tecnológica entre esses estados para fortalecer as ações junto ao Programa Nacional de Biodiesel. Segundo o secretário, esse acordo deve promover a criação de uma rede de cooperação de laboratórios para combustíveis e para motores e a troca de informações metodológicas e tecnológicas.
Matriz energética
Durante a Comissão Geral que debate, no plenário Ulysses Guimarães, o biocombustível, Rafael Lucchesi assinalou que a energia de biomassa é uma tendência mundial na medida em que incorpora combustíveis renováveis à matriz energética.
O deputado Antônio Carlos Mendes Thame (PSDB-SP) acrescentou que já é consenso no mundo que a matriz energética precisa mudar e que, nesse sentido, o Brasil está em situação privilegiada em relação às demais nações. Atualmente, 42% da matriz energética brasileira é de energia renovável - um dos melhores índices do mundo. O parlamentar lembrou que temos a disponibilidade de terra, sol, água e mão-de-obra, o que nos coloca em vantagem em relação aos Estados Unidos, à Índia e à China, cujos reservatórios de água já começam a dar demonstrações de estarem baixando.