Fórum Barcelona 2004 expõe objetos ativados por energia solar
2004-08-26
Objetos do cotidiano expostos na Espanha fazem as velhas pilhas parecerem coisa de museu. Despertadores, elementos decorativos, carregadores de celular e lâmpadas de jardim são alguns dos itens exibidos desde ontem (25/08) no Fórum Barcelona 2004 e que funcionam com energia solar. O objetivo da mostra, segundo Josep Viver, da Associação para a Divulgação de Tecnologias Sustentáveis, é conscientizar a sociedade de que a energia solar permite poupar o ambiente e muito dinheiro. Além disso, a energia solar seria uma forma de energia limpa e renovável de impacto ambiental bem menor do que as conhecidas pilhas.
O custo destes objetos, fabricados na sua maioria na Alemanha, oscila entre € 15 e € 50, um preço alto que, segundo Viver, poderia baixar se fossem importados produtos em maior quantidade.
Carros ecológicos
Há anos, a entidade organiza também um rali, do qual participam veículos não-poluentes que funcionam a energia solar. — Queremos fomentar o uso destes veículos silenciosos e ecológicos, mas de maneira sustentável, promovendo o uso da energia solar para carregar as baterias, diz Viver. A próxima corrida está marcada para novembro próximo, em Barcelona. O Fórum Barcelona 2004 (www.barcelona2004.org), que vai até o dia 26 de setembro e deve se repetir a cada quatro anos em outras cidades do mundo, discute temas como paz, desenvolvimento sustentável e diversidade cultural. O evento tem shows e debates com personalidades como Mikhail Gorbatchov (último líder soviético), Bill Clinton (presidente dos EUA de 1993 a 2001), o presidente brasileiro Luis Inácio Lula da Silva e o ministro Gilberto Gil (Cultura), além de megaexposições.(FSP 25/08)