Cientistas australianos desenvolvem trigo transgênico tolerante ao sal
2004-08-26
No oeste da Austrália, região desértica do País, onde a agricultura é realizada por meio de técnicas hidropônicas, um dos maiores problemas é a salinidade da água para a irrigação, o que faz com que as plantas não se desenvolvam em sua plenitude. Para tentar reverter este problema, cientistas australianos estão desenvolvendo uma variedade de trigo geneticamente modificado tolerante ao sal.
Nos primeiros testes no laboratório da Universidade de Murdoch, na Austrália, o trigo transgênico produziu o dobro de sementes que o convencional, além de os grãos serem maiores. De acordo com o cientista Scott McNeil, chefe da equipe responsável pelo projeto, a diferença entre ambas as variedades são visíveis a olho nu. - As plantas que eram expostas ao sal pararam de se desenvolver. Já as que continham o gene tolerante ao sal permaneceram verdes por mais tempo e produziram pelo menos duas vezes mais.
Até o final do ano, devem ter início os primeiros estudos em campo. Se os testes continuarem repetindo o êxito alcançado até o momento, a previsão de liberação comercial, de acordo com os pesquisadores, é o ano de 2010. Os cientistas ressaltam ainda que o mesmo mecanismo que torna o trigo tolerante ao sal pode torná-lo também resistente ao frio. (GM/B-12)