Novo laboratório vai melhorar controle de emissões veiculares em Minas
2004-08-26
Recentemente concluído, o Laboratório de Emissões Veiculares (LEV) do Cetec vai integrar a infra-estrutura em Tecnologia Automotiva do setor de Eletromecânica, que já conta com o Laboratório de Ensaios e Motores (LEM) em operação e atuante junto ao meio produtivo. O LEV foi implantado com o apoio da FIAT Automóveis que, por meio de doações, viabilizou toda a instalação de equipamentos. Com uma área construída de 650 metros quadrados, possui equipamentos de última geração, com todos os itens necessários à execução dos ensaios exigidos para homologação de veículos novos de acordo com requisitos do Programa Brasileiro de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores (PROCONVE).
O Programa de Intercomparação do LEV - para o qual a Fapemig destina R$ 87 mil - tem o objetivo de demonstrar a proficiência do laboratório do Cetec por meio de comparação com outros similares de reconhecida competência. Atualmente, o LEV atua principalmente em pesquisa de determinação de parâmetros operacionais em veículos com modificações como, por exemplo, a utilização de kits para uso de gás natural. Para que possa atuar na homologação de veículos novos ou de modificações de equipamentos em veículos, o LEV precisa ser autorizado pelo Ibama, que, por sua vez, exige o credenciamento junto ao Inmetro. O programa prevê a análise de emissões de escapamento, durante um ciclo de testes em dinamômetro de rolos e análises de emissões evaporativas em câmara selada.
Os resultados obtidos no LEV serão comparados com os FA Powertrain (FIAT) e da Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (Cetesb).O credenciamento junto ao Inmetro é um processo que envolve a organização do laboratório, desde a elaboração de normas de procedimentos de realização de ensaios e de organização interna, até o cálculo das incertezas, rastreabilidade de todos os medidores do processo, além de outros quesitos. Para que o LEV torne-se apto à prestação de serviços ao setor produtivo e às atividades de pesquisa, seus ensaios precisam atender aos critérios definidos pela norma NBR 6601, destinada a veículos leves.