Programa contra poluição entra em nova fase em Cubatão/SP
2004-08-19
O presidente da Cetesb, Rubens Lara, anuncia hoje, às 10 horas, na Câmara de Cubatão, o início da segunda fase do Programa de Controle das Fontes de Poluição existentes na Cidade, com a utilização de instrumentos mais sofisticados de análise e controle, entre eles o monitoramento com vigilância on line de chaminés (bocas de saída dos efluentes) de indústrias. A exposição contará com a presença do secretário estadual de Meio Ambiente, José Goldenberg.
Há 21 anos, a Cetesb lançou a primeira fase do Programa de Controle das Fontes Primárias de Poluição, que conseguiu eliminar os principais focos da poluição industrial em Cubatão, acabando com a imagem negativa de Vale da Morte que percorreu o planeta.
Conheça a eguir programa que será anunciado hoje e que A Tribuna está antecipando.
Cinco fontes
A segunda fase tem o objetivo reverter a situação das cinco fontes de poluição industrial ainda pendentes e estabelecer o processo de melhoria contínua do controle e fiscalização dos equipamentos instalados no pólo petroquímico.
O programa prevê a adoção do sistema de monitoramento on-line no caso das emissões atmosféricas. E, também, o refinamento do controle dos lançamentos de efluentes a partir do monitoramento da qualidade das águas a montante (acima do ponto do rio onde está a fábrica) e a jusante (no ponto onde ela devolve ao rio as águas tratadas) de cada uma das fontes.
Além disso, serão identificados os resíduos de contaminação do solo; determinada a remediação de áreas impactadas; e implementado o licenciamento ambiental renovável.
On-line
Para iniciar o sistema de monitoramento on-line das indústrias (sabendo na hora, por controle de computador, se a indústria está poluindo) a agência da Cetesb em Cubatão está concluindo a instalação da Central de Monitoramento das Emissões Atmosféricas. Essa unidade deverá entrar em funcionamento em setembro, interligada às fontes de material particulado e monóxido de carbono.
Na Refinaria Presidente Bernardes Cubatão (RPBC), o sistema de controle será instalado nas unidades de Craqueamento Catalítico Fluído; de dióxido de enxofre; na recuperação de enxofre e do teor de enxofre total, e na queima de gás combustível.
Na Cosipa, haverá monitoramento on-line também das emissões de material particulado da Unidade de Coqueria. O mesmo sistema vai permitir o monitoramento contínuo do material particulado e amônia emitidos pela Unidade de Nitrato de Amônio da Fosfertil (ex-Ultrafertil), a partir de abril de 2007. O acompanhamento on-line deverá se estender para todas as fontes significativas de poluição nos próximos anos.
(A Tribuna Digital, 19/08)