Prolagos promete praias limpas em dois anos no Rio
2004-08-18
As praias e lagoas da Região dos Lagos estarão totalmente limpas em dois anos e, pelo menos, 95% das residências vão ter água tratada. A Prolagos, responsável pelo sistema de abastecimento dágua, coleta e tratamento de esgoto em cinco municípios da região já opera, em sistema de teste, três Estações de Tratamento Esgoto (ETE) – Cabo Frio, Búzios e São Pedro da Aldeia – e tem uma pronta para começar a funcionar em Iguaba Grande.
Segundo o engenheiro civil e professor de Saneamento e Meio Ambiente Joaquim Poças Martins, presidente do grupo Águas de Portugal (AdP), acionista majoritário da Prolagos, atualmente 40% do esgoto são tratados e 89% dos domicílios recebem água limpa.
— Nossa meta está sendo plenamente atingida. Em dois anos, vamos tratar 70% do esgoto e alcançar um padrão internacional —, garantiu Joaquim Poças. A Prolagos investiu R$ 200 milhões no sistema de abastecimento de água e no tratamento de esgoto da região. – A idéia é aumentar o fornecimento de água em 15% até a alta temporada. Para que as estações de tratamento de esgoto operem em carga plena, dependemos da deliberação do Estado, que definirá a fonte de custeio dos serviços prestados pela empresa e a tabela tarifária – explicou. (JB on line, 17/08)