Canadenses vieram ao Brasil conhecer a realidade sócio-ambiental
2004-08-18
Um seleto grupo de canadenses, composto por empresários, representantes da comunidade científica e integrantes de ONGs, veio ao Brasil na semana passada com uma missao específica. Conhecer a realidade socioeconomica e ambiental brasileira para desenvolver e encaminhar futuras parcerias e projetos de sustentabilidade entre os países. Eles participaram do Seminário Internacional Brasil-Canadá: Porto Alegre, Cidade Sustentável, que aconteceu de 11 a 13 de Agosto no Plaza São Rafael, em Porto Alegre. Entre os temas abordados no evento estao gerenciamento da água e esgotos, tecnologia da informação, desenvolvimento econômico e turístico, sistema de transporte integrado e tecnologia da construção (habitação popular). Uma das oficinas realizadas tratou da valorização da orla do Guaíba e da Revitalização do 4º Distrito de Porto Alegre. São projetos que estão sendo desenvolvidos pela Prefeitura e poderão ter a participação dos canadenses.
Subaproveitamento
Segundo o Assessor Econômico da Prefeitura, Zeca Moraes, o problema do 4º Distrio da capital é que o local sofre um subaproveitamento territorial e está marginalizado economicamente, como uma ilha isolada dentro do município. Entre os problemas estao os seguidos alagamentos e ocupações irregulares. Para este local, um total de US$ 55 milhões serão aplicados em projeto da Prefeitura, financiado pelo FONPLAT (Fundo para o desenvolvimento da Bacia do Prata) e do BID. Com esses recursos, serao estabelecidas parcerias público privadas (PPPs) para obras de permeabilidade das ruas e construções de novas vias. — O que se quer fazer é a revitalização do bairro no sentido de buscar uma nova identidade, trazendo melhores condições urbanas e ambientais, explica Zeca Moraes.
Parceria anterior
A mesma iniciativa com o Canadá, conhecida como Programa Cidades Sustentáveis, possibilitou que o Puerto Madeiro, em Buenos Aires, fosse reconstruído há dez anos, e que Salvador, na Bahia, construísse uma usina de reciclagem, há dois anos. A respeito da orla do Guaíba, a idéia é por em prática o velho projeto de promover uma integração da cidade com a natureza, possibilitando, através do transporte fluvial, um fácil acesso dos moradores das ilhas à cidade e vice-versa.