BID manifesta interesse em financiar o saneamento ambiental na América Latina
2004-08-18
A chefe do Departamento de Meio Ambiente e Recursos Naturais do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Assuncion Aguillar, disse ontem (17/08) que a instituição tem interesse em investir no setor de saneamento ambiental em toda a América Latina, seja por meio de empresas públicas ou privadas. — Não favorecemos a empresa pública ou privada, mas esperamos que seja eficiente e trabalhe melhor, pois poderemos aportar mais recursos quando elas são eficientes, afirmou Aguillar, no encerramento do seminário — Financiando os serviços de água e esgotos no Cone Sul: desafios, opções e limitações.
Segundo ela, o BID não estabelece um teto de recursos que podem ser investidos para melhorar o setor. Ela informou que para este ano e para o próximo, US$ 335 milhões já foram pré-aprovados em projetos para o Brasil. Assuncion Aguillar ressaltou que o repasse depende de quanto o país pretende investir e da capacidade de pagamento dos responsáveis pelo empréstimo. — Depende de quanto os países querem destinar ao setor de saneamento e da capacidade de aporte que existe em nível de empresa, de município ou em nível federal, explicou. A chefe do BID lembrou que a diversidade existente entre os países da América do Sul dificulta o trabalho que sempre está atrelado às decisões políticas, além da necessidade e possibilidade de cada um. — Vai depender do acordo feito para cada projeto e também da situação de cada país especificamente, acrescentou.
O seminário, em Salvador, reuniu especialistas do Brasil, Argentina, Bolívia, Chile, Paraguai e Uruguai para discutir a elaboração de políticas públicas destinadas ao financiamento do setor de abastecimento de água e tratamento de esgoto no Cone Sul. (Agência Brasil, 18/08)