Pelotas vai ampliar reciclagem de lixo
2004-08-18
É provável que brevemente a Fundação Banco do Brasil disponibilize R$ 550 mil para a instalação de quatro galpões de reciclagem de lixo em Pelotas. A construção pode estar concluída até o final do ano. A Fundação Unitrabalho da Universidade Católica de Pelotas está em avançada negociação com a referida instituição.
Trata-se de importante projeto, sob diversos aspectos, pois a reciclagem do lixo, além de significar o reaproveitamento de matéria-prima, contribui para a redução da poluição ambiental e gera empregos, sobretudo para a população de baixa renda. Os galpões serão instalados no Dunas, Getúlio Vargas, vila Castilho e na região do Fraget (vilas reunidas Farroupilha, Real, Aurora, Guabiroba, Elza e Treptow).
O projeto enviado à Fundação Banco do Brasil foi elaborado pela Unitrabalho - que desenvolve atividades na área de economia popular e solidária - e pela Secretaria de Qualidade Ambiental (SQA), da prefeitura. A vila Castilho está incluída porque o governo municipal pretende eliminar a situação de risco de pessoas que buscam alternativa de sobrevivência no lixão existente no local. Nos outros três locais, a Unitrabalho executa programa de capacitação e formação e, por isso, possui articulação com os grupos que assumirão o trabalho de reciclagem. (Diário Popular, 17/08)