Oito proposições e três moções foi o saldo da pré-Conferência do Meio Ambiente em Caxias
2004-08-17
A consolidação dos sistemas institucionais ambientais, a integração dos setores de gestão ambiental e a desburocratização nos licenciamentos foram, entre outros, os temas abordados na primeira pré-conferência da Conferência Estadual do Meio Ambiente - Confema 2004, realizada ontem 16/08), em Caxias do Sul.
A coordenadora da comissão organizadora da Confema, Vera Callegaro explicou as razões e objetivos da Conferência. Na seqüência, o diretor-técnico da Fepam, Mauro Moura, apresentou um painel sobre gestão ambiental e o secretário-executivo do Conselho de Recursos Hídricos, Paulo Paim, discorreu sobre a mudança de paradigmas no conceito de recursos hídricos. O presidente do Comitê da Bacia Taquari-Antas, Isidoro Zorzi, propugnou a consolidação do sistema sem divisões municipais, pois acredita que a bacia é a unidade de descentralização de decisões. Por sua vez, o representante do Coredes-Serra, José Antonio Adamoli, lamentou a falta de sintonia entre as diversas instâncias ambientais, decorrência de uma integração inexistente, aliada ao engessamento imposto pelo Estado.
Foram apresentadas oito proposições e três moções por parte de entidades e organizações presentes, o que na avaliação da coordenadora foi o esperado. Segundo Vera Callegaro, a articulação dos sistemas hídrico, florestal e de proteção ambiental voltados para uma gestão adequada que permita o desenvolvimento com sustentabilidade nortearam as discussões nesta primeira pré-conferência. A segunda pré-conferência acontecerá nesta quarta-feira(18), no auditório da Agência da Lagoa Mirim da UfPel, em Pelotas. (Fepam, 16/08)