Estudo do segmento varejista de derivados de frutas orgânicas/ecológicas em municípios do estado do Rio Grande do Sul
2004-08-17
Resumo: Este estudo aborda as especificidades do segmento varejista de derivados de frutas orgânicas/ecológicas no Estado do Rio Grande do Sul, resultado de um processo implantado na Região do Litoral Norte do Estado do Rio Grande do Sul, a partir de abril de 2000, com o lançamento do Programa de Apoio a Novos Produtos Agropecuários – PANPA, do Governo do Estado do RS.
A pesquisa buscou identificar o perfil do potencial segmento varejista de derivados de frutas (banana, abacaxi e maracujá) orgânicas/ecológicas por meio de levantamentos em diversos pontos de venda de aspectos relacionados com a comercialização destes produtos. Realizou-se coleta de dados e informações primárias em 45 estabelecimentos que comercializam produtos derivados de frutas, contemplando, também, entrevistas em profundidade com informantes qualificados (técnicos e pessoas conhecedoras dos mercados em estudo).
Identifica-se um grande potencial para as redes de médio e pequeno varejo como um canal de comercialização mais adequado ao perfil da produção agroindustrial ecológica em pequena escala. Os fabricantes em pequena escala, ou artesanais pouco exploram o potencial de diferenciação de seus produtos, atendendo a segmentos de consumidores de maior poder aquisitivo. Os produtos ecológicos ainda não ocuparam de forma importante o mercado convencional, aspecto importante neste segmento de mercado no que diz respeito ao dilema dos produtores quanto à definição da sua condição de produtores de alimentos ecológicos para o mercado ecológico ou de produtores de alimentos ecológicos também para o mercado convencional.
Institucional: Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).
Autor: Eduardo Antonio Audibert.
Contato: glauco-schultz@uergs.edu.br.