Ibama aplica R$ 2,7 milhões em multas em pouco mais de um mês
2004-08-16
A fiscalização do Ibama aplicou mais de R$ 2,7 milhões durante a Operação Férias realizada na região do Baixo Araguaia, durante o mês de julho e o início de agosto. O balanço final da operação foi apresentado na tarde de ontem, em Barra do Garças, pela gerência executiva do órgão, responsável pela fiscalização em mais de 30 municípios.
Durante a operação, os fiscais do Ibama e dos órgãos envolvidos fiscalizaram 30 acampamentos, notificaram 1.769,85 mil hectares de áreas desmatadas, apreenderam seis armas de fogo, 85 espinhéis, pintas e bóias, 71 redes que vinham sendo utilizadas para a pesca predatória, seis tarrafas 7.648 quilos de pescado irregular, autuação de 1.019,00 hectares de áreas queimadas ilegalmente e embargo de quatro dragas usadas ilegalmente.
Na operação resultou na apreenção também 52 metros cúbicos de madeira, 200 unidades de lascas de aroeira e 11,15 metros cúbicos de lascas de madeira de várias espécies. —Demonstra o total desrespeito à legislação ambiental na região do Baixo Araguaia. Outras operações semelhantes serão realizadas com o mesmo objetivo—, disse Luciano, ressaltando que o órgão continuará intensificando a fiscalização em todo Vale do Araguaia. (Diário de Cuiabá on line, 13/08)