Alta do petróleo pode alavancar fontes alternativas
2004-08-16
A disparada das cotações do petróleo, que já dura meses, começa a elevar a procura por fontes de energia renováveis, embora os empresários ainda esperem a confirmação da tendência de alta antes de partir para investimentos pesados.
Com o barril de petróleo acima de US$ 40, certas fontes renováveis de energia se tornam competitivas na comparação com o petróleo cru, estima a Ademe (Agência Ambiental e de Supervisão de Energia), da França. —O trabalho para reduzir o custo das fontes renováveis de energia é contínuo, mas a alta atual nos preços do petróleo também contribui para favorecer seu desenvolvimento—, diz Virginie Schwartz, diretora de Energia na Ademe.
Desde que foram desenvolvidas, as fontes de energia alternativas, como a energia eólica, a solar ou os biocarburantes sofrem devido aos custos de sua tecnologia. —Se o preço do óleo combustível doméstico aumenta, os cidadãos podem optar pelo uso de lareiras para o aquecimento de suas residências, porque o custo vai parecer menos elevado—, diz Schwartz. (Folha de São Paulo, 13/08)