Poluição da –chuva de prata- segue em Volta Redonda/RJ
2004-08-13
A Coordenadoria de Meio Ambiente de Volta Redonda (Coordema) vai monitorar a partir de hoje os bairros Jardim Paraíba, Aterrado e Nossa Senhora das Graças, próximos à Companhia Siderúrgica Nacional (CSN). Os bairros vêm sendo atingidos por nuvens de pó prateado todos os dias. A empresa nega, mas a Coordema acredita que as partículas estejam sendo liberadas durante a fabricação de aço.
O fenômeno é conhecido como chuva de prata. —Na quinta-feira passada, a pedido de moradores, estivemos no Jardim Paraíba e constatamos a poluição. Decidimos, então, monitar os bairros mais próximos da usina durante uma semana, para saber se foi um caso isolado ou se a chuva de prata, que incomodava tanto a cidade há oito anos, voltou a ser um problema—, afirmou.
O fiscal da Coordema vai apresentar o resultado do acompanhamento à CSN. Moradora do bairro Jardim Paraíba, vizinho à área da usina, a auxiliar administrativa Adélia Cristina Oliveira e Silva, 39 anos, conta que é obrigada a lavar o quintal pelo menos uma vez por dia. —Se a gente deixar, a poeira prateada toma conta de tudo—, afirma a auxiliar administrativa, que teme que a poluição prejudique a saúde de sua família. (O Dia on line, 12/08)