Supermercado lança sacolas biodegradáveis
2004-08-12
A produção de plástico biodegradável no Brasil ainda é incipiente, mas deve ganhar impulso com ajuda das redes varejistas. A rede Pão-de-Açúcar começou a distribuir ontem sacolas plásticas biodegradáveis aos consumidores, ainda em caráter experimental, em sua loja Real Parque, em São Paulo.
Nessa fase, serão produzidas mensalmente 720 mil sacolas pela Sol Embalagens, empresa que já fornece sacolas plásticas para a rede. A fabricação é possível a partir do aditivo fabricado na Inglaterra e comercializado no Brasil pela Res Brasil, que é responsável pelo licenciamento do uso de 32 tecnologias, materiais e aditivos, para 39 empresas brasileiras. A biodegradação das sacolas ocorre entre 4 e 18 meses.
O plástico petroquímico convencional é formado por moléculas de carbono e hidrogênio que formam cadeias longas e complexas. A incorporação do aditivo na produção do filme plástico torna frágeis as ligações entre os átomos quando expostos à luz solar, umidade, temperaturas acima de 30 °C e manuseio excessivo da embalagem, causando o rompimento da cadeia molecular. (GM/A8)